Qualquer empresa que visa crescer de forma constante com qualidade e estabilidade, precisa investir em segurança e compliance.
Segundo a pesquisa Futuro da Segurança Cibernética 2023, realizada pela consultoria Deloitte, a segurança cibernética é fundamental para os negócios e 91% das empresas de alta performance investem em planos operacionais e estratégicos contra ameaças.
Está perdido e não sabe qual a melhor solução para resolver essa questão?
Ao longo deste artigo vamos abordar mais detalhes sobre essa temática e destacar como um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) pode ser um grande aliado na implantação de ações efetivas. Acompanhe!
O que é segurança da informação?
A segurança da informação é um conjunto de medidas que tem por objetivo evitar acessos não aprovados em um sistema, protegendo informações de clientes, fornecedores e colaboradores, e preservando a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados.
Desse modo, essa seguridade promove a proteção de redes e sistemas, o controle de identidades e senhas, a criptografia de dados, a prevenção de ataques cibernéticos, o backup e a gestão de riscos.
Você sabe quais são as principais ameaças à segurança da informação? Elas incluem: ataques cibernéticos, como malware, phishing e ransomware, erros humanos, desastres naturais e falhas de hardware ou software.
O que é compliance?
Compliance é um conjunto de medidas de controle que tem por objetivo garantir que os processos de um negócio estejam de acordo com as legislações e regulamentações vigentes e em conformidade com as políticas, normas de segurança e código de ética da instituição.
O objetivo do compliance é minimizar possíveis riscos de violação legal, financeira ou de reputação, assegurando que a organização atue de forma ética e responsável em todas as suas operações. Diante disso, empresas comprometidas contam com departamentos de compliance que monitoram e avaliam sistematicamente as atividades internas e, a partir disso, implementam medidas preventivas e corretivas, além de treinar e orientar os colaboradores adequadamente.
Importância de investir em segurança e compliance
Uma empresa que pretende ser referência em seu nicho de atuação, precisa trabalhar com todos os departamentos alinhados, garantindo máxima qualidade em todas as etapas de produção.
No entanto, para isso acontecer, a segurança e compliance tornam-se quesitos primordiais, visto que é um dos pilares de sustentação em toda a cadeia organizacional.
Investir em medidas voltadas para essas formalidades fomenta a fluidez operacional, assegura transparência nos processos, melhora o desempenho das tarefas e promove credibilidade perante aos clientes.
Segundo a pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos”, divulgada pela Deloitte em 2022, 73% das empresas no país projetam investir em treinamentos de conformidade até 2024.
Uma organização vulnerável, ou seja, que não deseja implementar ações efetivas de proteção ou que demora para introduzi-las em sua gestão, está mais propícia a receber ataques. Estas brechas na segurança podem impactar diretamente no funcionamento do negócio, podendolevar empresas à falência.
Relação entre segurança e compliance com um ERP
É fundamental que as organizações implementem medidas de proteção padronizadas para certificar a proteção tanto dos sistemas quanto dos dados, além de estar em conformidade com as leis e regulamentações vigentes.
Em vista disso, um ERP pode ser um grande aliado. Como? Por ser uma ferramenta de software que integra todos os processos de negócios em uma única plataforma, o sistema pode proporcionar uma visão completa e em tempo real das atividades e ter funcionalidades que podem ajudar na segurança e compliance de diversas maneiras. Confira algumas delas:
- Centralização de dados: centraliza todos os dados e processos em uma única plataforma, dessa maneira, evita que dados importantes fiquem desprotegidos em sistemas isolados e desatualizados, facilitando a proteção da informação.
- Controle de acesso: viabiliza controles de acesso para garantir que apenas os usuários autorizados tenham acesso aos dados e aos processos internos. Isso ajuda a evitar vazamentos de informações e promove mais proteção.
- Gestão de riscos: auxilia na gestão de riscos, permitindo que a empresa identifique e avalie os potenciais ameaças e, assim, adote medidas de segurança adequadas para eliminá-las.
- Conformidade com regulamentos: a ferramenta é totalmente apta para atender às legislações e regulamentos vigentes.
Em resumo, o ERP tem capacidade para aprimorar a segurança e compliance de uma empresa, desde a centralização de dados até a conformidade com a legislação. Porém, para isso, é necessário escolher um sistema confiável que implemente medidas efetivas.
Já conhece o Scaler ERP? Ainda não? Então confira:
É um sistema de gestão empresarial com o maior nível de compliance no mercado nacional, além de ser totalmente on-line é feito sob medida para atender às principais demandas de pequenas e médias empresas. O recurso oferece funções que asseguram mais agilidade, segurança e produtividade nas atividades, como, por exemplo:
Alto nível de segurança e compliance
- Auditoria dos cadastros e processos;
- Homologação de cadastros;
- Armazenamento de documentos;
- Histórico de transações;
- Controle de documentação do fornecedor;
- Parametrização contábil e financeira do fornecedor;
- Controle orçamentário online;
- Delegação de alçada;
- Bloqueio de período em todos os módulos.
Integridade de dados e processos do início ao fim
- Criptografia;
- Código-fonte inalterável;
- Validação de entrada das informações;
- Bloqueio de dados duplicados;
- Backup de dados;
- Recursos de homologação das informações.
Agende uma demonstração gratuita e transforme o seu negócio!